PREZAD@ ESTUDANTE,
O MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um software livre de apoio a aprendizagem e de trabalho colaborativo. Ele permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.
Também conhecido como LMS (Learning Management Systems) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle é uma aplicação Internet/Intranet que é acessado via navegador (Internet Explorer, Mozilla, Firefox, entre outros).
Esse software, voltado para programadores e acadêmicos em educação, representa um sistema de administração de atividades educacionais. Tem como finalidade a criação de comunidades on-line em ambientes virtuais destinados a aprendizagem colaborativa, em cursos a distância, como apoio a cursos presenciais, em atividades de formação de grupos de estudo, para treinamento de professores ou no desenvolvimento de projetos (WIKIPEDIA, 2008). Mais informações sobre o software Moodle podem ser obtidas através do endereço: http://moodle.org.
Os estudantes de um curso podem acessar o MOODLE de qualquer lugar onde haja um computador com conexão à Internet e um navegador web.
Uma das principais características do moodle é a facilidade de uso. A estrutura central do ambiente permite que o professor/professor estabeleça um cronograma baseado em etapas que podem conter os mais diversos modelos de conteúdeos.
Em nossa Instituição, a versão do Moodle utilizada é a 3.9 e administrado pelo Núcleo de Educação a Distância.
Esse professorial foi elaborado para auxiliá-lo no processo de acesso, inclusão ou modificação de recursos e/ou atividades no Moodle.

Seja bem-vind@!